Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

04/12/2018

Marca potiguar desfila coleção e brilha na passarela do SPFW

São Paulo - A Vankoke deu importantes avanços no cenário da moda brasileira ao desfilar no fim da tarde de quarta-feira (30) na passarela da 44ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW). Única empresa nordestina selecionada para o projeto Top 5, a Vankoke apresentou uma coleção representativa da produção da marca, especializada em moda feminina. Patrícia Mendonça, empresária e estilista da Vankoke, ressaltou o intuito da empresa: criar roupas capazes de acompanhar a mulher em diferentes momentos do dia. O styling de Maurício Yanês, responsável pela concepção do looks junto à estilista, contemplou desde os chamado "cocktail dress" (vestidos para serem usados em festas) à camisa eduardiana e macacão.  

O bom desempenho da grife é resultado do projeto Natal Pensado Moda, idealizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com consultoria do estilista Ronaldo Fraga, que também desfilou a nova coleção no mesmo dia. O projeto foi peça fundamental para o crescimento das grifes do setor de confecção em feiras nacionais e internacionais. E, agora, ganha holofotes da São Paulo Fashion Week - a maior semana de moda do Brasil e um das cinco mais importantes do mundo.

Além da empresa potiguar, também estão no Top 5 a Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ) e Led (MG). O projeto é uma das iniciativas realizadas pelo Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) em parceria com o Sebrae Nacional por meio do convênio “Contextualizar na Moda III”, voltado para a construção e fortalecimento de relações sustentáveis na cadeia produtiva da moda. Pela iniciativa, os empreendedores receberão consultoria e acompanhamento em gestão empresarial e de branding com a especialista em Marketing, Marcas e Novos Negócios, Márcia Matsuno, bem como consultoria em desenvolvimento de produto com Olivia Merchior, diretora da Dacri Deviati, empresa de interpretação e análise de informações para melhorar os processos criativos do setor. 

"A valorização da cultural é um grande diferencial da participação do Natal Pensando Moda nos eventos nacionais e internacionais"

Verônica Melo - Gestora do Projeto

A diretora da SPFW Graça Cabral celebrou a boa repercussão do desfile Top 5. A Vankoke, assim como as outras grifes selecionadas, mostraram, destaca Graça -  desenvolvimento do produto, direcionamento comercial e atualização com as tendências nacionais e internacionais. "As grifes mostraram na passarela respeito ao DNA", reforça. O primeiro de uma série de três desfiles, a estreia da Vankoke é uma espécie de retrato do estágio da produção da empresa.

Os dez looks apresentados na passarela nasceram do projeto idealizado por Patrícia Mendonça, com apoio do Sebrae - aprovado In-Mod e equipe da Luminosidade - responsável pelo SPFW. "Nós tivemos o cuidado de avaliar as empresas a partir da percepção do desenvolvimento do produto, a partir da realidade do mercado", diz Graça Cabral. "A mulher pode ser poderosa, bem-sucedida, mantendo a essência da feminilidade e romantismo", resume Patrícia Mendonça. 

Responsável pela concepção do desfile, Maurício Ianês - criador de desfiles históricos das semanas moda brasileira e artista com participação na Bienal de São Paulo - revelou ter sido desafiador o trabalho no Top 5. "Geralmente eu acompanho todo processo do desenvolvimento do desfile, desde o início da coleção até a passarela", disse. Mas celebrou a iniciativa do Sebrae e In-Mod de lançar o olhar o sobre a produção de diferentes regiões do Brasil.

A cara do Seridó

 

Augusto Bezerril

A empresária e estilista Patrícia Mendonça no backstage do desfile

Na avaliação de Ianês, Patrícia Mendonça conseguiu traduzir o tradicional bordado de Caicó - região do Seridó do Rio Grande do Norte reconhecida pelo trabalho artesanal - numa leitura contemporânea de moda. A Palone Desing - grife integrante do Natal Pensando Moda do Sebrae/RN - atraiu atenção do stylist. Os brincos criados pela designer Palone Leão se converteram em adorno de cabelo. "O dialogo entre roupa e acessórios permitiu o encaminhamento natural do processo criativo", conta Patrícia. 

 

A visibilidade gerada pela participação no Top 5 já rendeu bons frutos para o marketing das empresas. Patrícia Mendonça comemora a boa recepção da imprensa especializada e o interesse produtoras de modas de veículos nacionais em peças da Vankoke para disputados editoriais de moda. Palone Leão - designer responsável da Palone Design - também colheu bons frutos da parceria com a Vankoke. Os acessórios mostrados no desfile despertaram interesse da imprensa em conhecer mais da coleção verão inspirada em Jorge Amado.

O fundamento do Natal Pensando Moda em utilizar a cultura potiguar e nordestina como fator capaz de criar o valor agregado do produto se mostra acertado. "A valorização da cultural é um grande diferencial da participação do Natal Pensando Moda nos eventos nacionais e internacionais", diz a gestora do Projeto de Desenvolvimento da Indústria e Varejo de Moda do Sebrae-RN, Verônica Melo. 

Responsável pelas ações do Natal Pensando Moda, Verônica Melo comemorou a estreia da Vankoke na São Paulo Fashion Week. O sucesso de Patrícia Mendonça na passarela e entre os consultores envolvidos no projeto do In-Mod demonstra o cuidado nas diferentes variantes na produção e foco empresarial. A Vankoke foi uma das primeiras empresas a aderir, há 10 anos, ao projeto Natal Pensando Moda.

As sinalizações do crescimento da marca não param com o desfile. Patrícia Mendonça terá, durante 12 meses, a consultoria do In-Mod, Luminosidade e, claro, Sebrae. E a Vankoke deve voltar à passarela ao menos duas vezes até 2018. A edição da 45 da SPFW tem produção Made in Rio Grande do Norte com grifo da Vankoke. Uma das premissas do projeto é gerar maior intercâmbio entre a experiência de instituições já estabelecidas no mercado e o frescor e a inovação resultantes do desafio proposto pelo TOP Five”, diz Graça Cabral. 

Serviço:
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911